jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2021

O que é o Plano Safra?

Conceituação Básica

Jean Tiago Erlo, Estudante de Direito
Publicado por Jean Tiago Erlo
há 2 meses

Consiste, de maneira simples, na instituição de medidas de incentivo à produção agropecuária, onde o governo direciona recursos financeiros ao agronegócio, para fins de financiar a atividade no campo.

Um dos diferenciais, é que os juros decorrentes desses recursos possuem uma redução em relação às taxas comuns de mercado.

Com isso, esses recursos são disponibilizados aos produtores rurais e as suas cooperativas a cada ano safra, que corresponde o período entre os meses de julho de um ano a junho do ano seguinte.

O que difere o agronegócio da indústria e do comércio, é que o Agro se sujeita ao duplo risco, ou seja, de ordem financeira em geral e da ordem físico-climática, por se tratar de uma empresa a céu aberto.

Na soma desses fatores, o agronegócio está sujeito a riscos adicionais de oscilações climáticas comuns à atividade, os quais atraem atenção especial do governos ao redor do mundo no intuito de incentivar a manutenção da produção de alimentos indispensáveis ao equilíbrio social.

Por conta disso, o Plano Safra sempre traz reservas de margem para a comercialização e investimentos no campo, além de servir para o seguro rural (Proagro).


Fontes:



0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)